DOMINGO (26) TEM ECLIPSE NO RESERVA CULTURAL
Neste domingo (26), acontecerá o primeiro Eclipse Solar parcial do ano e o Reserva Cultural em parceria com a artista Carlota Mason, programaram esse acontecimento em tempo real e em alta resolução na tela do cinema. O evento é gratuito a partir das 11h. Sujeito a lotação da sala.
Trata-se de uma pesquisa que desde o ano passado a artista investiga a Lua e os Eclipses.
Capturar o instante de um acontecimento como o Eclipse e revela-lo em alta resolução e em tempo real na tela do cinema é o grande objetivo deste projeto. Proporcionar a ideia de que a imagem projetada não se desvencilha de instantes da realidade realça determinados campos imagéticos ou atmosferas que são próprios do cinema, porém com uma certa provocação, já que não se trata de representação e sim da transmissão de um acontecimento real.
“A vontade de poder ver um eclipse sempre foi muito grande, mas sempre também carregada de frustração, pois a olho nu toda a grandiosidade do acontecimento se perde. E fica a imaginação e a vontade de poder ver melhor” – afirma Carlota.
Data do eclipse:
O resultado deste projeto será transmitido no dia 26 de Fevereiro de 2017, dia do Eclipse Solar que poderá ser observado no Estado de São Paulo as 11h.
Fonte: https://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-26-fevereiro-2017.html
SOBRE A ARTISTA CARLOTA MASON:
Sua formação acadêmica foi realizada na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (2002-2007). Seus trabalhos abrangem fotografias, instalações, desenhos, vídeos e intervenções. Relaciona-se com questões como Luz e Espaço / Experiência e Paisagem investigando a relação entre indivíduo e meio. Cursou Mestrado em Arte Publica na Universidad Politécnica de Valencia – UPV Espanha. Em 2008 ganhou a Bolsa Paisagem Lujan Perez, para residência nas Ilhas Canárias. No mesmo ano foi contemplada para o Rumos Itaú Cultural. Em 2009 expôs no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Em 2010 participou da residência Ateliê Aberto Casa Tomada. E em 2011 da exposição Heat Island na Smack Mellon Gallery em Nova York. Em 2016 entra para o grupo de estudos do professor Charles Watson no Rio de Janeiro. Participa da Residência Comunitária no interior da Argentina. Atualmente trabalha em seu atelier no centro de São Paulo.